A história de Wendy Carlos e sua importância para a música atual.

Oi! Como vocês estão? Espero que estejam bem. O post de hoje vai ser bem diferente dos outros que eu faço aqui, mas é por uma causa nobre.
Acreditem (ou não), mas esse é o meu primeiro post feito em parceria com um outro site! Ou seja: sim, dessa vez eu não tô sozinha.
O site que topou fazer essa parceria comigo foi o Sound and Joy , que também fala sobre música. Acessem lá! 🖤
Fiquem agora com o post que fizemos!


// Quem é Wendy Carlos e qual sua influência para a música atual?


 Wendy Carlos é uma artista trans que, durante um período de sua vida, estudou física e música. Essa paixão incomum por áreas tão distintas possibilitou que ela colaborasse com o  desenvolvimento de um dos primeiros teclados e sintetizadores comerciais.
Por esse feito e expressão midiática na época, ela contribuiu significativamente para o crescimento da música eletrônica e para criação de equipamentos usados em diversos estilos musicais, incluindo o rock.
Nos anos 70, ela produziu o álbum Switched-on-Bach, que nada mais era do que Wendy tocando essa obra prima de  ‎Johann Sebastian Bach em um sintetizador Moog, que ela havia ajudado a desenvolver anteriormente.
Esse álbum fez com que a artista ganhasse 3 Grammys e, também, popularizou esse estilo mais "robotizado".
Nos anos seguintes, a existência de bandas e álbuns que seguiram o mesmo movimento era cada vez mais perceptível. Bandas como Kraftwerk fizeram parte desse movimento, utilizando produtos em que Wendy trabalhou ativamente ou que foram derivados dos mesmos, além disso, modificaram o modo como a música era feita até então, inserindo novos timbres e modificando padrões de composição que as gravadoras tinham como base.
Como todo movimento musical conhecido até hoje, esse não foi diferente, seu principal combustível foram os jovens.
 A fagulha estava lançada, e após as disrupturas causadas pelo movimento, bem como as premiações e o apoio da indústria da eletrotônica que estava em pleno desenvolvimento, eles abraçaram o novo som.
 Novos equipamentos com infinidade de sons possíveis trouxeram consigo uma nova infinidade de gêneros músicas, então na mesmo época foi possível ver a disseminação de bandas que utilizavam elementos de sintetização em suas músicas, Pink floyd, The Doors, Frank Zappa, The Beatles, entre outros expoentes, utilizaram sintetizadores em alguma música (ou como base de sua expressão sonora). 
Além do rock, o pop também fez uso dessa nova tecnologia. O pop que conhecemos, atualmente,  baseia-se em sons sintetizados e instrumentos computadorizados, ideais criadas por Wendy Carlos e companhia. Toda a música indie atual, direta ou indiretamente, também passa por referências que fizeram uso de tais tecnologias.
Sem a integração da arte com a ciência possivelmente hoje não teríamos o desenvolvimento dos gêneros e estilos que temos hoje, por isso é necessário que saibamos a importância de Wendy Carlos, que ainda está na ativa. Entender o modo como a arte chegou ao ponto que está atualmente é fundamental para abrir espaço para novas criações.
Se vocês quiserem conhecer um pouco mais do trabalho dessa musicista incrível, cliquem aqui! O link vai direcionar para o site dela, que é onde tem tudo isso aqui e muito mais.
E é isso. Espero que tenham gostado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bandas (nordestinas) que você deveria conhecer!

Qual a diferença entre "Mainstream" e "Underground"?