Faixa - a - Faixa: Mordaça (Stelazyne)

Oi, meus amores! Tudo bom com vocês? Espero muito que sim. Vocês estavam com saudade de quando eu trazia algum álbum, e fazia resenha dele? Porque eu estava. E pra matar essa saudade, vim trazer um álbum que é bom, e que divide muitas opiniões: "Mordaça", da banda paraense Stelazyne. Vem, se você quer saber o porquê de ele ser tão polêmico!





01 - Translúcido


Segundo o dicionário, "translúcido" seria tudo aquilo que é levemente iluminado, ou que deixa passar a luz, mas apenas pela metade. E a faixa que abre o disco é exatamente isso: uma prévia de tudo o que você irá escutar no disco. Apesar de ser uma instrumental, ela servirá de base pra muitas coisas do álbum. E se você acha que é só isso, calma, que ainda tem mais!

02 - Helena


Uma das músicas mais pesadas do álbum, "Helena" é a segunda faixa do álbum. A música é baseada em fatos reais, e conta a história de uma moça que decidiu partir, por motivos de muitas angústias, preocupações, pouco entendimento, e pouca ajuda. Pesada, polêmica, porém necessária.

03 - Mordaça

A terceira faixa do álbum, além de ter o nome do álbum, é uma letra cheia de críticas às nossas atitudes diante da sociedade. "Mordaça" também fala bastante sobre a falsa soliedariedade, e como ela influencia de maneira direta em nossa vida, só pelo fato de termos que provar aos outros a nossa bondade, mesmo tendo atitudes ruins no dia-a-dia.

04 - Perfume

Se você achava que "Helena" era a mais pesada do disco, você se enganou (e muito). "Perfume" também é baseada em fatos reais, e aborda um tema que ainda é tabu na nossa sociedade: o feminicídio. Na letra, o compositor e vocalista, Rick, critica essas atitudes em primeira pessoa, o que abre um espaço para várias outras interpretações.

05 - 12 Horas

Essa é aquela música que é perfeita para mandar pra aquelas pessoas que fingem ser uma coisa, mas na verdade, são ruins. 12 Horas é uma crítica ao falso moralismo, e às pessoas que se escondem atrás do rótulo de "cidadão de bem".  Posso ser sincera? Eu nunca achei que uma música fosse se encaixar tanto no contexto em que a gente vive.

06 - Agentes da Paz

Depois dessa resenha, e ainda mais dessa música, eu espero não ser censurada. "Agentes da Paz" é a sexta música, e, também, é a que finaliza o álbum. A música traz a tona um tema que é tão polêmico quanto os outros que foram abordados no álbum, que são as atitudes tomadas por alguns policiais.

A conclusão disso tudo é: O álbum é polêmico? É. Mas é bem feito? Também é, e isso eu não posso negar.
Espero que tenham gostado, e torçam pra não rolar censura pro meu lado!
~Mari Tavares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bandas (nordestinas) que você deveria conhecer!

Qual a diferença entre "Mainstream" e "Underground"?